Menu

Jogo da Velha — Malorie Blackman

Jogo da Velha é o primeiro livro de uma série ambientada numa Inglaterra onde os Cruzes (negros) fizeram as grandes descobertas, realizaram grandes invenções e escravizaram os zeros (brancos). Nesse ambiente em que o racismo fala extremamente alto, nasce uma forte amizade entre a filha de um poderoso político e o filho de uma empregada pobre, que, obviamente, não é bem vista por ninguém. As escolas são separadas, os hospitais são separados, e embora existam pessoas a favor da mudança e pressões estejam sendo feitas para que a integração aconteça, o preconceito vindo  de ambas as partes é muito grande e os conflitos parecem estar longe de chegar ao fim.

Curiosidade sobre o que a autora aprontaria foi a primeira coisa a fazer com que eu me interessasse. É bem verdade que livros sobre preconceito existem aos montes, mas posso dizer que tive felizes surpresas. Tão logo o livro chegou às minhas
mãos, sabendo do romance no estilo Romeu e Julieta de Sephy e Callum, achei que
já sabia o que viria a seguir. Tinha sido levada a pensar que o romance entre os protagonistas, sua luta para ficar juntos, seria o foco do livro, enquanto na verdade ele é bem mais profundo que isso. O amor entre eles é um plano de
fundo, uma ligação que eles não podem romper, enquanto atos até mesmo de terrorismo acontecem.

Callum e Sephy ainda são muito jovens no inicio do livro e, diante de nós, eles passam por coisas que mudam os dois, que abrem seus olhos para a dura realidade e mudam o rumo que esperavam que sua vida fosse tomar. Fui guiada delicadamente por várias emoções como o medo, tensão, compaixão e até mesmo paixão, de forma que, enquanto os anos passavam para eles, entre seus encontros e desencontros, eu sempre me encontrava refletindo, chegando a me perguntar o que seria o certo e o errado, a que extremos seria possível chegar.

Uma coisa que me chamou atenção foi a forma como os Cruzes eram sempre sendo citados com letras maiúsculas enquanto os zeros eram sempre citados com minúsculas. Também achei interessante que os capítulos fossem narrados alternadamente por Sephy e Callum, sempre com um “O” ou um “X” junto com seus nomes. A narrativa do início variava entre leve e arrastada, até que finalmente chegou um ponto em que a coisa “engrenou”. Às vezes senti falta de alguma coisa nos personagens, talvez um pouco de coragem para enfrentar a si mesmo, além de algumas atitudes bobas também, mas nada que não mudasse conforme o tempo ia passando. Apesar de alguns exageros, a realidade criada pela autora não foge muita da nossa, da história que nós conhecemos. Meu coração muitas vezes ficou apertado e ao chegar ao final poderia até mesmo caber na palma da minha mão, tão pequeno que ficou.
Jogo da Velha é um desses livros bons que infelizmente são pouco conhecidos. Tem um pouco de conto de fadas, um pouco de realidade e agora tem também um pouco de espaço na minha ainda pequena lista dos melhores de 2012.

Livro: Jogo da Velha

Título Original: Naughts & Crosses

Editora: Galera Record

Número de páginas: 459

ISBN:  9788501077097

13 Comments

  • Viviane
    13 de março de 2012 at 23:42

    Olá Kim, vim retribuir sua visita lá no meu blog Razão e Resenhas, já estou te seguindo e curtindo sua página no face, se puder retribua, seu blog é bem aconchegante, pode contar que virei aqui muitas vezes.Beijos, depois volto com calma para ler tudo nos detalhes.

    Viviane
    Razão e Resenhas

    Reply
  • palavrasdeumlivro
    14 de março de 2012 at 00:08

    Oi, primeiramente tenho que dizer que seu blog é lindo, e eu amei haha. E eu adorei resenha, eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser muito bom e muito interessante, vou procurar lê-lo.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com/

    Reply
  • Jacqueline Braga
    14 de março de 2012 at 01:48

    Oi gêmula, amei a resenha, só tive mais certeza ainda em comprar, porque sei que se você gostou, é muito provável que eu também vou amar.
    Já comprei o livro (ainda estava em promo na americanas)
    bjos

    Reply
  • Gleice Couto
    14 de março de 2012 at 16:02

    Não conhecia o livro, só sabia da sua obsessão por ele. HAHAHAHA Mas pelo visto, parece ter feito jus. A sua resenha, ao menos, demonstra isso. É sempre bom ler livros que nos fazem sentir e refletir, não é mesmo? Adoro. Vou procurar o livro pra ler tb, querida!

    Beijooooooooos

    Gleice

    Reply
  • Larissa
    14 de março de 2012 at 19:44

    Esse livro me parece ser muito legal, vou tentar comprar ele qualquer dia *-*
    Parabéns pela resenha, ameiii.

    Bjs…
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

    Reply
  • Lara Duarte
    14 de março de 2012 at 23:34

    Oiii
    Não conhecia esse livro!!
    Mas adorei a trama e a tua resenha!!
    Vou procurar para ler, afinal entrou para tua lista de melhores de 2012!

    Um beijão
    Lara – Magia Literária

    Reply
  • Jôni
    15 de março de 2012 at 02:40

    Adorei a resenha,já conhecia o livro,mas não dei a devida atenção,depois de passar aqui e ler esta resenha falando tão bem,mesmo sendo uma série eu tentarei acompanhar,estou colocando na minha lista de futuras aquisições literárias,obg.

    Reply
  • mila
    15 de março de 2012 at 14:54

    adorei sua resenha, não conhecia este livro, ele parece ser muito bom, te faz refletir!!
    Òtima dica..

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/2012/03/novidades-modo-editora-o-voo-da-estirpe.html#links

    Reply
  • "Magiasbook"
    15 de março de 2012 at 18:30

    Oi ainda não conhecia essa história,mas sua resenha demonstra ser um ótimo livro,um tema bem emocionante,forte e com um toque de romance.
    Vou pesquisar onde encontrar por aqui,uma dica excelente.
    Abração,
    Alexandra
    Magiasboook

    Reply
  • Tázio Silvetre
    15 de março de 2012 at 18:55

    É bom saber que esse livros "desconhecidos" sejam bons… =) Gostei muito dele.

    Tázio Silvestre
    – My World of Books

    Reply
  • Gabriela Silva
    16 de março de 2012 at 18:44

    Não conhecia esse livro mas adorei a sua resenha! Gostei muito do seu blog também! *—-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/

    Reply
  • Anônimo
    2 de janeiro de 2014 at 17:10

    Comprei esse livro por 3 reais aqui na minha cidade e simplesmente adorei! Se tivesse descoberto antes, com certeza pagaria mais caro e com muito gosto =D

    Reply
  • […] 9 de Abril de 2018 Jogo da Velha — Malorie Blackman […]

    Reply

Leave a Reply