Bienal é sempre sinônimo de fortes emoções para os apaixonados por literatura. Quando é no seu estado, oba, é festa!. Quando é no estado vizinho é Ai-meu-deus-corre-e-dá-um-jeito-de-arranjar-a-passagem. Mas quando não a coisa não é tão simples assim e você simplesmente não pode ir, eis que chega a inquietação, a tristeza, a raiva pela impotência. Ao menos é essa a minha experiência.


2014 é ano de Bienal em São Paulo. De 22 a 31 de agosto, muitos estarão no Pavilhão de Exposições do Anhembi para interagir, pirar em grupo, tietar os autores, estourar o cartão de crédito nos estandes, acumular dívidas etc. Ah, Bienal! ♥♥.

Com a aproximação da grande data, a programação anda sendo divulgada. Nomes de autores vindo até nós começam a surgir. Em resumo, leitores adeptos de diferentes gêneros têm motivos para alegria desde já. Nomes de peso responsáveis por títulos de fantasia, YA, romance policial e até eróticos estão por visitar o país. Até o momento, são eles:

Cassandra Clare, cuja série de maior sucesso é “Os instrumentos mortais”, publicada pela Galera Record, virá no primeiro fim de semana do evento. São Paulo não será sua única parada no país, pois ela virá em turnê, acompanhando o lançamento da edição impressa de “As crônicas de Bane”. Maiores detalhes sobre outras datas e locais ainda serão confirmados.

Ken Follet, fantástico autor de fantásticos títulos de fantasia não só está confirmado como tem também um novo livro com publicação garantida para setembro. Pela Rocco, ele publicou “Os pilares da terra” e “Mundo sem fim”. A Arqueiro publica a trilogia “O século”.






Lucinda Riley volta ao Brasil pela Novo Conceito para o lançamento de “The seven sisters”. O livro fará companhia aos outros romances da autora trazidos pela editora: “A rosa da meia-noite”, “A garota do penhasco”, “A luz através da janela” e “A casa das orquídeas”.


Harlan Coben  é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de “Myron Bolitar”. Some marca de 1 milhão de exemplares vendidos no Brasil ao lançamento do novo volume dessa série premiada e você encontrará os grandes motivos da vinda, que acontecerá no primeiro fim de semana. Entre suas obras estão “Refúgio”, “Uma questão de segundos”, “Fique comigo”, “Confie em mim”, “Não conte a ninguém”, “Desaparecido para sempre”, entre outros.

Christina Lauren é conhecida por ter escrito “Cretino irresistível” e os demais livros da série  erótica “Beatiful bastard”, mas não verdade ela… é “elas”. Christina Hobbs e Lauren Billings são de fato as autoras. Elas vêm a convite da Universo dos Livros.

Sylvia Day também faz seu retorno ao Brasil, vindo agora pela Universo dos Livros. Depois de vir em 2013 a convite da Paralela, sela da Companhia das Letras, para divulgar o terceiro volume da série erótica “Crossfire”, ela vem para mais uma Bienal. O trabalho de destaque da vez é “Obstinada”.