Um ano após a publicação de “Coração envenenado”, a Editora Bertrand Brasil trás para o país mais um título da inglesa S. B. Hayes. “Não olhe para trás” resgata o estilo sombrio de sua autora, que, além de escritora, trabalha na empresa da família entre fugas para caminhadas à beira-mar.

Sinead e o irmão, Patrick, sempre uma grande, digamos, particularidade. Ele a desafia; ela segue os passos. Por mais que tenha consciência da situação, Sinead não consegue se ver livre. Se não antes, certamente não agora que Patrick desapareceu.

As pistas para a solução do mistério levam a uma casa sem tempo. Lá está James, o garoto em busca de respostas sobre o próprio passado que desperta uma paixão inesperada. Tudo pode não passar de um jogo, mas algo bizarro, obscuro e eletrizante está à espreita. Nessa jornada, sentimentos à parte, Sinead não descansará até encontrar o irmão.

O tempo é muito precioso. Será que sou a única capaz de perceber que ele está escapando de mim? Cada batida do coração é mais um segundo que passa, e é como a batida de um tambor, registrando cada momento da vida… principalmente os desperdiçados.

Que salada! Mitlogia, drama, thriller, mistério e romance se misturam em “Não olhe para trás” com tamanha falta de harmonia que chega a ser angustiante. Em poucas palavras, a coisa toda é uma bagunça. Essa é a única coisa da qual fui convencida.

Ao que parece, os personagens são adolescentes de meio período. Isso explicaria o porquê das falas e atitudes que surgem sem aviso e não condizem com a faixa etária. A trama caminha a passos instáveis, com desenvolvimento fraco e, pasmem, pouquíssimo destaque ao desaparecimento de Patrick. A aparente questão central empalidece frente ao romance, que para completar o desastre não tem apelo algum. Focar em qualquer outra coisa teria sido mais válido.

Ainda que desajeitadamente, o livro aborda morte, relações familiares, amor e sobrenaturalidade. É uma pena ter falhado na execução. O número de elementos e recursos desnecessários é mais assombroso do que o “terror” da história inteira. Assim, devo dizer, S. B. Hayes, fica difícil defender.

Título original: Don’t Look Back
Número de páginas: 322
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528620290