fbpx
Menu

[Resenha] Fama – Tilly Bagshawe

Sabrina era experiente o suficiente para saber que, em Hollywood, pose contava mais que tudo. No momento em que começasse a agir como uma fracassada, como se estivesse acabada e acenando desesperadamente para o salva-vidas que Ramirez estava jogando, aí sim afundaria de vez. Qual era o mantra de Jack Nicholson? Nunca explique, nunca se desculpe.
Chegando ao Brasil após A Senhora do Jogo, Depois da Escuridão e Anjo da  Escuridão, best sellers que deram continuação à saga da família Blackwell iniciada por Sheldon, e ainda também de Adorada, trazido em 2005, Fama é o delicioso chick-lit da jornalista discípula do único escritor ganhador de um Oscar, um Tony e um Edgar.
Nesse livro, quatro vidas são entrelaçadas em prol da realização do mais novo remake de O Morro dos Ventos Uivantes. Dorian Ramirez é um famoso diretor que precisa alcançar sucesso de bilheteria com o novo projeto para evitar a total falência; Tish Crewe, que fora para a Romênia em seu ano sabático para trabalhar com órfãos, é a herdeira de um casarão inglês que precisa do dinheiro que virá da locação do lugar para dar conta das despesas; Viorel Hudson, o lindo, arrogante e bem-sucedido escolhido para estrelar o longa, não pode, claro, deixar passar a baloada de 5,5 milhões de dólares oferecidos pelo papel; e Sabrina Leon está tentando salvar uma carreira ameaçada pelo próprio temperamento explosivo, acusações de racismo e excesso de bebidas (só para citar o básico) atuando numa grande produção, chegando ao ponto de fazer isso de graça. Inicialmente, o remake e suas vantagens são tudo que os ligam, mas a realização desse filme significará e trará para a vida desses quatro muito mais do que um sucesso – ou possível fracasso – cinematográfico.

Você vive pela espada e morre pela espada. – A enfermeira deu de ombros. – Essa é a natureza da fama.

Levando em consideração o lado puramente pessoal da coisa, a surpresa positiva que a leitura de Fama me proporcionou certamente não poderia ter sido maior ou mais bem-vinda. Sou assumidamente alguém que não gosta muito e pode chegar até mesmo a evitar chick-lits, por isso não esperava estar como de fato me encontro agora: apaixonada.

Nem a sinopse nem o nome do livro passam para um possível leitor a ideia correta do que ele vai encontrar. Não se engane achando que irá se deparar com relatos apaixonados da glamourosa vida hollywoodiana, porque, apesar de isso aparecer e fazer parte da criação e ambientação, o universo narrado é muito mais abrangente. Vamos de Los Angeles à Romêmenia, da mente de um personagem para a de outro, depois de outros, depois de outro, e então para o set de filmagens que remete à criação de Emily Brontë. E o melhor e mais delicioso nisso é a naturalidade com que o narrador-observador transita entre um momento e outro sem perder o ritmo. Muito pelo contrário, pois a atenção vai sendo quase exigida a cada avanço com a história.

Os personagens são como companheiros de leitura. São palpáveis e reais, mas ao mesmo tempo estão tão inseridos e bem amarrados ao livro que é impossível separar. Vamos conhecendo mais de suas personalidades pouco a pouco, mas o que realmente pega são os interesses amorosos. Não tem como saber com certeza quem quer quem, quem vai ficar com quem. É como se Tilly estivesse mandando seus leitores fazerem suas apostas e então dando um aceno de boa sorte enquanto nos deixa na torcida. Uma das melhores inquietações da minha vida de leitora!

Consigo ver em Fama uma obra completa. Ele é divertido, adulto, dinâmico, nada fantasioso, possuidor de um certo ar de desmistificação. Tem armações, intrigas, questionamentos, dramas e romance. Sou feliz por ter encontrado com ele nesse meu caminho.

Título original: Fame 
Editora: Record
Número de páginas: 462
ISBN: 9788501096630

37 Comments

  • Mylla Stefany
    13 de julho de 2013 at 02:38

    Poxa… agora fiquei com vontade de ler!
    Essa minha lista de livros desejados só aumenta…
    Falindo em 3…2..1..

    Beijokas, flor!
    Blog da Mylloka

    Reply
  • Luana - LL
    14 de julho de 2013 at 01:38

    Oi Kim! A quanto tempo eu não venho aqui, não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa, a ideia dele é bem interessante, vou anotar aqui na minha listinha para ler (:

    beijos, Lu

    Reply
  • Rafaela.
    14 de julho de 2013 at 15:34

    Realmente, o título e a capa enganam bem, Kim!
    Nossa, e como é bom se surpreender tanto com um livro que você não esperava muito.
    Fico contente em saber que o ritmo se manteve firme e forte, mesmo com as constantes mudanças de pensamentos e lugares. Alguns autores ainda não conseguiram dosar isto direito.

    Beijocas, querida!
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    Reply
  • Insane max
    15 de julho de 2013 at 02:27

    Parece ser um livro bem interessante! Amo quando uma história é relacionada à LA e o autor sabe fazer de forma não tão clichê. Eu gostei da capa também, achei misteriosa.

    Reply
  • Jacqueline Braga
    16 de julho de 2013 at 01:44

    Oie Kim
    eu não dava nadinha de nada por este livro, mas gentem, parece ser muito bom!!!!
    Adorei a resenha
    bjos

    Reply
  • Priscila Domingues
    31 de julho de 2013 at 23:10

    Adorei a sinopse e a resenha. Não o conhecia.
    Adoro chick-lit e pelo jeito que vc descreveu, parece incrível!
    Estou te seguindo e se der, visita o meu?
    soueupri.blogspot.com.br

    ah, to participando da promoção também!
    beijos

    Reply
  • Tâmara Moya
    31 de julho de 2013 at 23:25

    Oiiii
    Adorei a premissa do livro!
    Fama parece ser uma obra densa e intensamente incrível. Acredito que é um livro confuso mas que impressiona por sua sobriedade e criação de personagens envolventes que fogem do padrão imposto pela grande maioria dos autores. Em Fama iremos compreender como vivem as grandes estrelas longe de câmeras e microfones, e o mais importante: perceber que elas são pessoas mais comuns do que nós podemos imaginar. O livro parece estar repleto de cenas sexuais que são muito bem descritas pela autora.
    O livro com certeza vai mexer com todos os nossos sentidos e aguçar a nossa curiosidade. Fama é divertido, chato, intenso, famoso, repleto de intrigas, de Amor, de ganância, de chantagem, de valores e de esperança.
    Adorei!
    Bjus

    Reply
  • Mai Ane
    1 de agosto de 2013 at 06:03

    Oieee, acabei de conhecer o seu blog, e amei, muito lindo, fora que suas resenhas são ótimas ^^ queria poder escrever assim também, pena que é um dom que não possuo, junto com: cantar, dormir cedo e seguir dieta. kkkk

    Esse livro me chamou a atenção pela capa, mas não me interessou o bastante para pegar o livro na mãe e ler a sinopse rsrsrs. Porém agora estou curiosa para ler, principalmente porque gosto quando citam livros clássicos em livros modernos kkk

    beijos

    yumenokoe.blogspot.com.br

    Reply
  • Cello
    1 de agosto de 2013 at 17:10

    Muito legal quando há um monte de coisas acontecendo além do romance central e livros que além de tudo nos dá um pequeno vislumbre de um outro universo (o do mundo cinematográfico). Gostei muito e se fosse levar em consideração o título e a capa passaria batido por ele.

    Reply
  • Dayane Silva
    1 de agosto de 2013 at 19:58

    Nossa que resenha incrível,
    Adoro os livros Sheldon e tô adorando os dela também,
    já li uns que ela escreveu e achei bem parecido com a escrita dele.!
    E que capa maravilhosa é essa!? Nossa.! Que tudo :]

    Este já é, um dos livros, desejados deste mês … Hehehehhe … Quero muito,muito,mais muito mesmo ler ele :]

    Reply
  • Jaciane Jéssica
    2 de agosto de 2013 at 04:49

    De fato a resenha nos faz querer ler o livro e isso é bom, significa que quem o escreveu tem o dom de cativar. Adorei a história e sem sombra de dúvida este livro entrará para a minha Wish List. Louca para ler esse livro. Beijos

    Reply
  • Gabriela C.
    2 de agosto de 2013 at 09:55

    Resenha legal é outro nível, te faz sentir vontade de ler rapidinho! E, realmente, minha lista de livros que quero ler aumenta rapidinho também, Deus ajude! rsrs

    Reply
  • millacneves
    3 de agosto de 2013 at 01:54

    Resenhas para nos falir… haha
    remake de MVU? já adoro!!

    Reply
  • Claris Ribeiro
    3 de agosto de 2013 at 18:43

    Li algumas resenhas sobre o livro, e a cada uma que leio fico com mais vontade de conhecer, gostei muito da sua escrita sobre. Gosto de histórias que tenha armações, intrigas, dramas e, acima de tudo, um bom romance!

    Beijos :*
    Claris – Plasticodelic

    Reply
  • Carolina Hermanas
    4 de agosto de 2013 at 00:07

    Eu acho que os livros estão ficando cada vez mais criativos e menos clichês <3
    Isso é tão fascinante *___*

    Beeijos! 🙂

    Reply
  • Gabi
    7 de agosto de 2013 at 18:47

    Para o mundo um instantinho! Kim, que compartilha dos meus sentimentos controversos e complexos sobre chick-lits, está apaixonada? Vish, calma que eu preciso conferir isso.

    De fato, eu não daria nada pela capa e pela sinopse. Acho que o mais legal disso tudo é o "ar de desmistificação", porque é isso que mais me cansa em chick-lits, essa fantasia toda. – porque, convenhamos, pra ler fantasia tem coisa muito melhor.

    Mas enfim, fiquei curiosa. Você ter gostado dele já é um grande incentivo

    Beijitos

    Reply
  • Só mais um
    8 de agosto de 2013 at 13:07

    Nunca teria lido esse livro, antes de ler essa resenha. Nem o título, muito menos a capa, me chamaram atenção. Mas interessante como as coisas podem enganar, não é mesmo? Pelo que tu disse na resenha, parece ser um livro que me agradaria ler. Quem sabe em um futuro próximo, não é mesmo? Foi para a lista de possíveis leituras! 🙂

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    Reply
  • Ana Pascuim
    8 de agosto de 2013 at 15:29

    É a primeira vez que vejo alguma coisa por esse livro, e fiquei muito curiosa!
    Eu vivo muito no mundo de livros sobrenaturais, e ver uma história que parece ser boa (porque, convenhamos, se é meio baseado em Morro dos ventos uivantes, deve ser ótimo!) pode ser uma boa pedida!
    Ótima resenha! Beijos

    Reply
  • Vanilda
    8 de agosto de 2013 at 22:19

    É a primeira resenha que leio do livro e pelo jeito a sinopse não faz jus à história. De início também achei que fosse algo mais superficial, mas parece que não. Eu não leio muitos chick lits também, mas esse é um que entrou pra minha lista.

    Reply
  • Mah Renata
    10 de agosto de 2013 at 04:31

    Estou louca pra ler há uma tempo, com a resenha agora, mais ainda! Parece ótimo!

    Reply
  • Andressa Nunes
    10 de agosto de 2013 at 13:24

    Tema polêmico, bem resumido na resenha, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo, convidando à leitura

    Reply
  • Geruza do nascimento
    10 de agosto de 2013 at 19:06

    Tinha uma idéia totalmente diferente desse livro sempre pensei que ele tinha como tema o erotismo e me enganei feio.
    Não acho que o livro deva ser superficial pelo que li na resenha acredito que as angustias vividas pela personagem as trapaças e o outro lado do glamour devam ser bem interessantes e até engraçadas. Vou tentar ler o livro em breve e me divertir bastante com o outro lado que a fama oferece.

    Reply
  • Vivian Pitança
    13 de agosto de 2013 at 12:32

    Parece ser muito bom!!
    Gostei da resenha!
    Beijos. 🙂

    Reply
  • Edna Dias
    17 de agosto de 2013 at 15:04

    Achei que ele fosse estilo 50 tons, hahaha…
    e como não gosto mais (já gostei um dia, mas depois de ler outros livros percebi que não é bom como eu achava) adoreiii a resenha e quero ler este livro já!

    Reply
  • Gabriel Barbosa
    18 de agosto de 2013 at 16:22

    Gostei da resenha!
    Não é o estilo de livro que eu costumo ler, mas de vez em quando é bom variar o cardápio né?

    Gabriel – http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    Reply
  • Bruna Souza
    21 de agosto de 2013 at 04:28

    Adorei a resenha. Esse livro parece ser maravilhoso.

    Reply
  • Willian
    21 de agosto de 2013 at 19:50

    Resenha bem elaborada, abordando pontos fortes do livro, despertando o interesse dos leitores

    Reply
  • Anônimo
    21 de agosto de 2013 at 21:11

    DICA:

    o comentário do Willian de 21 de agosto devia ser excluído, é comentário fake, comentário pronto de copiar e colar, já vi esse comentário em várias resenhas diferentes em blogs diferentes, é comentário apenas para ganhar pontos no sorteio da promoção, o que é totalmente errado e injusto, pois a pessoa nem leu a resenha e muito menos escreveu algo a respeito dela!

    Reply
  • Shadai Vieira
    21 de agosto de 2013 at 21:30

    Esse romance me chama muita atenção. Talvez por se ambientar em Hollywood e ter cinema como pano de fundo que é algo que eu amo. E ter ainda mistério, intrigas, dramas, deve ser muito bom mesmo!

    Reply
  • Edilaine Cañete Reis
    22 de agosto de 2013 at 10:39

    Meu Deus, meu marido vai ter um ataque!
    A minha lista de desejos literários só cresce………..
    Eu gostei da resenha, deu uma visão dos 4 personagens, ah, preciso ler este livro.
    Ver cada personagem superando seus desafios e tendo uma vitória conquistada. Preciso conhecer profundamente a vida de Dorian Ramirez saber se ele conseguiu fazer o projeto, Tish Crewe se ela conseguiu superar a sua vida de órfã e conseguiu se manter, Viorel Hudson se ele deixará de ser tão arrogante e Sabrina Leon que ela consiga superar seus medos, sua fraqueza e sua doença.

    Reply
  • Rafaela Kelly
    22 de agosto de 2013 at 13:03

    Acho que mostrar a fama do jeito que realmente é,parece ser mais interessante.

    Reply
  • Cristiane de oliveira
    23 de agosto de 2013 at 11:03

    Nossa a capa não diz mesmo ao que veio, se deixar pra ler por ela eu não ia fazer mas lendo a sinopse gostei muito apesar de não gostar muito de chick lits.

    Reply
  • Nardonio
    24 de agosto de 2013 at 14:31

    Eu sou fã de chick lit, pois gosto de leituras leves e divertidas. Pelo que vejo, esse é muito mais do que isso, pois ele é bem completo. Nada melhor do que nos surpreendermos positivamente com uma leitura, né?!?!
    Bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    Reply
  • Adriana
    27 de agosto de 2013 at 20:03

    Também achei que pela capa e pelo título desse livro ele não fosse um chick lit, fosse um romance, um suspense, um drama, menos um chick lit e fiquei feliz pq mesmo vc não gostando desse genero (eu adoro) vc se surpreendeu positivamente! Adorei sua resenha, ainda mais quando voce diz que os personagens são próximos da gente quase reais, acho isso imprescindível pra uma leitura agradavel, agora mais que nunca quero ler Fama! Bjão! 🙂

    Reply
  • Larinha Andrade
    29 de agosto de 2013 at 01:09

    Se você ficou feliz em encontrar esse livro no caminho, vou agorinha mesmo atrás dele na livraria mais próxima hahaha Confio demais nas opiniões de blogueiras literárias talentosas e conceituadas ^.^ Adorei saber o livro é mais adulto; acho que de estar tão acostumada a ler histórias fantásticas, que estou precisando de um "choque de realidade"

    Reply
  • Lana Matheus
    30 de agosto de 2013 at 00:41

    ain fiquei com vontade de ler 🙁
    adorei a resenha !!
    vai pra minha lista : eu quero ! rs

    Reply
  • Mallú Ferreira
    30 de agosto de 2013 at 15:13

    Hm, fiquei curiosa! Não imaginava que fosse um cick-lit. A capa me sugere que talvez fosse um típico romance hot. Mas adorei a surpresa, porque adoro chick-lits.
    O sonho de Hollywood… Bom tema. Isso foi uma supresa também.
    A resenha foi muito boa e o seu posicionamento com certeza me deixou com vontade de ler. Fama já entrou na minha listinha (:

    Beijos, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    Reply

Leave a Reply