Menu

[Resenha] Picta Mundi — Gleice Couto

A trilha que nos leva à criadora de um universo onde é possível se aventurar em quadros que retratam momentos da história do Brasil termina nas mãos de Gleice Couto, jornalista e blogueira literária responsável pelo Murmúrios Pessoais. Após dois anos de espera, negativas de editoras e uma passagem pelo concurso da Casa da Palavra, Gleice está lançando seu primeiro livro, atualmente em pré-venda, de forma independente.
Em “Picta mundi”, Letícia é uma jovem que cuja realidade passa a incluir um vazio sentimental desde a misteriosa morte de seu pai. A perda de entusiasmo com a vida se estende inclusive à rotina na escola para prodígios a qual frequenta. Não poderia ser diferente quando a falta que Raul faz é enorme, e, sem ele, nada é igual. No entanto, a situação parece prestes a mudar quando o desaparecimento de Felipe, aluno mais promissor do mesmo renomado colégio, faz surgir novas possibilidades. Aparentemente, Daniel, irmão de Felipe, tem motivos para acreditar que tanto o garoto quanto Raul estão presos em um mundo paralelo dentro de quadros. Agora, cabe a Letícia entrar em Picta Mundi, se unir a Felipe, superar as provações físicas e mentais, procurar por seu pai e resgatar os itens mágicos que impedirão a realização dos planos de dominação do maligno Dontato.

Acho que se as pessoas soubessem fazer algo de útil em suas vidas no mundo real, não precisariam de um mundo paralelo. A vida comum pode ser extraordinária.


Esse livro é fruto de muita dedicação. Não é de hoje que seu título é conhecido, especialmente por aqueles que acompanham o Murmúrios Pessoais, mas talvez nem todos saibam do investimento em cursos com profissionais para capacitação na área, por exemplo. Durante a leitura, fica claro o cuidado com pesquisa. Gleice escreveu segundo regras de estruturação de romances internacionais. No fim, ela se mostra uma escritora talentosa, que soube utilizar carisma, paixão, tensão e técnica na hora e na medida certa.

“Picta mundi” é uma fantasia infanto-juvenil deliciosa, fluida e com uma protagonista de atitude. Não tenho dúvidas de que ele será certeira ao atingir o público-alvo. Os personagens mostram que é possível retratar adolescentes interessantes sem trair a fidelidade às características da faixa-etária, às vezes mais, às vezes menos agradáveis. A narração em terceira pessoa prende e confirma que histórias contadas sob esse ponto de vista traz abrangência, não impessoalidade. A introdução do romance prova que esse elemento pode existir sem roubar os holofotes e nem por isso ter de ser desinteressante.

Eu me sinto honrada por ter sido escolhida para ler e opinar sobre o livro antes do lançamento. Sou como uma titia orgulhosa. Assim, convido você para uma viagem especial em meio a história, ciência, amizade, perigos e amor. Primeira classe, claro. Portanto acomode-se, aperte os cintos e prepare-se para o impacto.

A pré-venda estará disponível até o dia 22 de setembro. Clique aqui e compre já o seu. Aproveite também para assinar a petição para chamar a atenção do mercado literário (#QueremosPictaMundi).

Livro nacional
Número de páginas: 284
Publicação independente


5 Comments

  • Jacqueline Braga
    16 de setembro de 2014 at 21:22

    oh meu Deus, preciso desse livro rs Amei a resenha
    Desde que você me contou por alto a sinopse, sabe que fiquei muito empolgada. Eu amei essa capa, e tenho certeza que Picta Mundi vai longe!! Sucesso pra Gle.
    bjos

    Reply
  • D e s s a
    17 de setembro de 2014 at 21:46

    Estou bem curiosa pra ler esse livro, ainda mais com tantos blogueiros e leitores falando dele! Li a sinopse quando estava em votação no concurso e curti muito a trama! Espero poder ler em breve.
    bjs
    http://www.apenasumvicio.com

    Reply
  • Ane Reis
    19 de setembro de 2014 at 17:48

    Oie Kimberlly =)

    Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixo super curiosa para ler a história.
    Espero ter essa oportunidade em breve.
    Sucesso para a Gleice o/

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    Reply
  • Aline Ramos
    26 de outubro de 2014 at 01:08

    OI Kimberly, tudo bom?? primeiramente achei a capa linda… e a premissa me deixou mega curiosa.. A medida que ia lendo sua resenha, me sentia mais e mais dentro da hitória e doida pra ver o desenrolar dela. Já vi que vou gostar muito de Letícia..Necessito ter esse livro, pois quero saber mais sobre as aventuras que ocorrem em Picta mundi. Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    bj

    Reply
  • Rafaela.
    28 de outubro de 2014 at 22:41

    Nossa, Kim, que demais. Essa é a primeira resenha que leio de "Picta Mundi", já tinha ouvido falar e até lido a sinopse, mas adorei saber sua opinião. Fiquei super interessada em lê-lo e conhecer esse universo paralelo! Deve ser uma leitura muito boa. 🙂

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    Reply

Leave a Reply