Menu

[Top 5] Metas Literárias para 2015

Olá, leitores!

Como foi a virada de ano? Bem, espero. Em 2015 teremos Meg Cabot no Brasil, Bienal do Rio de Janeiro, o aniversário de 5 anos do Último Romance no ar (aguardem e confiem na promessa da comemoração que está por vir!) e muitas, muitas outras coisas. O primeiro post do ano é sobre meio top 5, meio compartilhamento, meio promessa de ano novo. É normal iniciar uma nova fase com empolgação de sobra, mas acho importante traçar metas relevantes para que esse estado se mantenha. Assim sendo, as minhas são:

5. Desapegar dos livros prontos para partir

Comprar, ganhar e trocar livros é uma delícia, mas nos últimos tempos eu descobri a morte horrível de ver alguns meus amarelando. Foram poucos, sim, mas eu ainda sofreria mesmo se acontecesse um só. O empenho na busca pela restauração somado ao fato de eu ter acabado de comprar a terceira e última estante a caber no meu quarto me obrigou a admitir que é hora de abrir mão dos livros nos quais já não tenho interesse. Dizem que quem ama deixa livre, certo? Hora de praticar o desapego.

4. Ler mais livros nacionais

Não sou de me prender à nacionalidade de autores. Se a história me chama atenção o suficiente para justificar a leitura, simplesmente aposto. No entanto, senti em 2014 a necessidade de ter mais contato com obras dos autores que conheci nos eventos, por exemplo. Os brasileiros andaram em desvantagem na minha fila, embora não por muito tempo se depender da minha lista de desejados.

3. Dedicar mais atenção à leitora que desejo ser

Sempre digo que não quero ser leitora de uma coisa só. É por isso que, mesmo tendo claros os gêneros que menos me agradam, para dizer o mínimo, vez ou outra ainda me arrisco. Que em 2015 eu possa oferecer “cupons de oportunidades” sinceros e livres de condições com mais frequência.

2. Cultivar o ato de ler por prazer

Sempre sonhei com um encontro entre a vida profissional que estou construindo e minha conexão com a literatura. Porém, deixe-me dizer que quando o trabalho passa a envolver sua paixão/hobby, o aproveitamento na vida pessoal muda. Depois de ler, ler e ler mais um pouco para outros projetos, chegar em casa já não significa pensar em algo como “Ah, agora é hora de voltar para aquela página na qual parei”. Uma vida com mais momentos de privacidade literária com amor, por favor.

1. Dar preferência aos livros aguardando a vez na estante

Este sim é um verdadeiro desafio. O desejo de aumentar a coleção nunca vai embora de verdade, e a empolgação com as novidades desfavorece os coitados que chegaram primeiro. A fila é furada com frequência, fazendo com que o número total de exemplares aumente juntinho com o de não lidos. É algo frustrante, embora felizmente controlável. Sempre há esperança, certo? *Certo.* 
E vocês, têm metas? Estão animados? Compartilhem! Boa sorte para nós!

4 Comments

  • Adri Brust
    10 de janeiro de 2015 at 18:16

    Oi Kimberlly! Suas metas são excelentes, e eu preciso cumprir algumas dessas também rs. A minha estante ocupa uma parede inteira do meu quarto, praticamente, e não tenho mais espaço nenhum sobrando nela, e nem nas outras prateleiras. Já até separei alguns livros para doar, mas não tenho coragem de simplesmente doar para qualquer lugar, quero achar um lugar onde eles realmente sejam lidos e bem cuidados, e isso é difícil. Também não presto atenção na nacionalidade do autor, afinal, isso não diz nada, mas preciso dar uma priorizada nos nacionais que tenho aqui em casa e que tenho muita vontade de ler. Adorei o post.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    Reply
  • Ana Clara
    11 de janeiro de 2015 at 15:42

    Oi Kimberlly!

    Então, eu preciso em primeiro lugar, fazer metas. Eu ainda não tenho coragem, por exemplo, de me livrar de alguns livros, mesmo estando na fila para ler há séculos. Falando nisso, preciso desesperadamente dar preferência aos livros aguardando a vez na estante, mas desesperadamente mesmo. Espero que você consiga cumprir todas as 05 metas que traçou!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    Reply
  • Yasmim Namen
    13 de janeiro de 2015 at 16:49

    Estou, nesse exato momento, registrando que assim que chegar em casa vou pegar um bloquinho e anotar minhas metas. Nada de deixar pelo vento e depois esquecer! u.u
    Preciso me desapegar dos livros e focar em comprar um e-reader. É prático e assim eu consigo ler mais livros da faculdade! rs
    Espero que você consiga realizar todas as 5 metas e outras que não foram citadas!

    Reply
  • Mariana FS
    20 de janeiro de 2015 at 16:31

    Oi Kim!
    Desapegar de livros é muito, muito difícil!
    Uma meta que compartilho com você é a de ler os livros que estão há mais tempo na estante. Você tem toda a razão: um livro novo chega e na ansiedade de ler nós acabamos deixando para trás aqueles que já estão guardados há mais tempos, mas que, quando compramos, também estávamos ansiosos pela leitura. Esse é o problema de ser bookholic e comprar muitos livros, rsrs
    Beijos e boa sorte com as metas!
    alemdacontracapa.blogspot.com

    Reply

Leave a Reply