Menu

Bruxa Akata

Originalmente publicado em 2011, “Bruxa akata” é o primeiro volume da duologia de mesmo nome, seguido por “Guerreira akata” (“Akata warrior”, no original). Sua autora é a premiada Nnedi Okorafor, ph.D em Inglês e vencedora dos respeitados Hugo Award, Nebula Award e World Fantasy Award.

As páginas mágicas do livro nos apresentam a Sunny, que tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos; suas feições são africanas, mas ela é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida. O sol é seu inimigo. Castiga a pele delicada e a expõe aos olhares curiosos. Parece não haver lugar onde ela se encaixe. É sob a lua que a menina se solta, jogando futebol com os irmãos.

E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas. Sunny é alguém com um talento mágico latente. Mais que isso: é uma agente livre. Uma pessoa com poderes, mas que nasceu de pais comuns.
Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade, sendo escolhida por um mentor e conseguindo, enfim, sua faca juju — com a qual é capaz de fazer seus feitiços.
Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças? Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo?

Vamos começar pelo começo. Então, existem as pessoas-leopardo. Sempre estivemos por aí, espalhados pelo mundo todo. Em alguns países nos chamam de bruxos, feiticeiros, xamãs, magos… coisas desse tipo, acho.

A história de “Bruxa akata” é conhecida como um “Harry Potter nigeriano”, o que, claro, é um ótimo jeito de chamar a atenção dos fãs. Só que a autora consegue fazer TÃO mais! Deixe de lado as comparações, os preconceitos, toda e qualquer expectativa da experiência com o mundo criado por J.K. Rowling: Nnedi Okorafor vai te levar guiar por uma viagem nova, empolgante.

Aqui está um livro juvenil com toda a representatividade negra que eu gostaria de ter encontrado na adolescência. Uma fantasia que gira em torno da cultura e da mitologia africana, cheia de complexidades, peculiaridades e motivos para te encantar.

Fora do eixo eurocêntrico ou até mesmo estadunidense dos grandes sucessos infantojuvenis, conhecemos uma menina atlética, que luta para encontrar seu lugar no mundo, ser respeitada na família e abraçar o que significa ser diferente. Sunny é pessoa-leopardo com poderes mágicos, mas tantas das situações que ela vive podem se traduzir na nossa realidade! É a animador encontrar espaço para um livro no qual as deficiências podem ser vistas como dom e as diferenças podem ser celebradas.

Okorafor acertou na ambientação rica em detalhes, no tom de emoção dos personagens, nas questões sociais levantadas… Os capítulos são cheios de mistério e mergulhos nas lendas do folclore africano. A única dificuldade é encontrar motivos não para amar o livro.

Informações técnicas:

Título original: Akata Witch
Autora: Nnedi Okorafor
Editora: Galera Record
Número de páginas: 322
ISBN: 978-85-01-11491-4

Seja o primeiro a comentar!

    Deixe seu comentário aqui: