Menu

A Única Memória de Flora Banks

“A única memória de Flora Banks” é o primeiro livro juvenil de Emily Barr, mais conhecida pelo premiado thriller Backpack. Com mais de dez obras publicadas pelo mundo, Emily trabalhou como jornalista antes de se dedicar à carreira de escritora.

Flora Banks tem amnésia. Sua mente reinicia várias vezes ao dia desde que ela tinha dez anos, quando um tumor removido de seu cérebro levou embora a capacidade de criar novas memórias. Ela não consegue se lembrar de nada do dia a dia: a piada que a amiga fez, as instruções que seus pais lhe deram, quantos anos tem… até beijar o namorado da melhor amiga. Estranhamente, no dia seguinte ela se lembra do beijo.

É a primeira vez que Flora lembra de alguma coisa… Mas o garoto se muda para o Ártico. Segui-lo será a chave para Flora descobrir a verdade perturbadora sobre sua vida.

Pego no sono imaginando como é ser normal. Imagino minha cabeça cheia de imagens nítidas de todas as coisas que realmente aconteceram, arquivadas para eu poder voltar a elas e vê-las sempre que quiser. Não consigo imaginar esse luxo e adormeço chorando por tudo que me falta. Espero acordar e ainda conseguir lembrar.

Para aproveitar de verdade um livro como esse, primeiro você precisa estar aberta à viagem na qual ele vai te levar. A experiência é angustiante, hipnotizante, mas ao mesmo tempo sensível. O mistério é parte importante, embora o processo seja o divisor de águas.

Com a narração em primeira pessoa, Barr nos coloca à mercê de uma narradora na qual não podemos confiar totalmente, que se repete com frequência, fica confusa, gira em círculos e não te deixa parar a leitura. Flora é uma personagem carismática, engraçada, fácil de gostas. Viver a falta de memórias recentes com ela é como entrar em um labirinto de segredos.

Quanto mais andamento se afasta dos clichês e de respostas rasas, melhor fica. Essa não é uma história de amor, mas sim uma jornada de autodescoberta extremamente bem escrita, com personagens bem desenhados, um enredo único e um final que põe a cereja no bolo. E que bolo!

Informações Técnicas

Título original: “The one memory of Flora Banks”
Autora: Emily Barr
Editora: Verus
Número de páginas: 280
ISBN: 978-85-7686-810-1

Seja o primeiro a comentar!

    Deixe seu comentário aqui: