Menu

Um mergulho no poder da juventude e nos mistérios do amor

O Cuidadoso Despir do Amor - Corey Ann Haydu

Escrito pela norte-americana Corey Ann Haydu, “O cuidadoso despir do amor” é o terceiro livro da autora a chegar ao Brasil, que dessa vez provoca reflexões sobre traumas, tradição e identidade. Além dele, a Galera Record também publicou “Bela gratidão” e “Uma história de amor e TOC”.

Em uma Nova York reimaginada, Lorna, Delilah, Charlotte, Isla e Cruz cresceram tão íntimos que às vezes se sentem como uma pessoa só. Eles comemoram o aniversário no mesmo dia e o mesmo atentado os deixou órfãos de pai. Mas, acima de tudo, o que os une é a recusa em acreditar na Maldição que prevê a morte de qualquer um que se apaixone por uma garota da rua Devonairre. Para proteger aos homens e a si mesmas, as meninas precisam se identificar pelos cabelos longos, as chaves penduradas no pescoço, as roupas de lã… e ser minuciosamente examinadas em busca do menor sinal de amor.

Apesar das incontáveis viúvas da região, os amigos não têm medo. Delilah parece ser a primeira a experimentar a sensação, mas tudo começa a mudar quando seu namorado é atropelado, fazendo com que o grupo comece a questionar se amar é realmente um direito seu.

— Talvez a gente nunca saiba se está amando ou não — argumento. — Talvez ninguém saiba, e todos vaguemos a esmo, falando sobre o amor como se fosse alguma coisa tangível e reconhecível, mas, na verdade, estamos todos repletos dele.

LEIA TAMBÉM:

[Resenha] “A canção da órfã” – Lauren Kate

[Resenha] “Dance of thieves” – Mary E. Pearson

É melhor amar e perder ou nunca ter amado?

A primeira coisa a chamar a atenção em “O cuidadoso despir do amor” é a proposta fora do comum. Desde o momento em que o descobri até terminar a última página, a certeza era de que eu nunca tinha lido nada igual. Corey Ann Haydu conseguiu unir misticismo às questões mais básicas das relações humanas e, como resultado, o que temos é um livro sensível, poético.

Os capítulos parecem passar em um piscar de olhos. Sob o ponto de vista de Lorna, a história conquista com facilidade, fazendo com que o leitor passe pelas fases de descoberta, questionamento e amadurecimento junto com os personagens. E não pense que suas emoções serão poupadas, porque os erros, as frustrações e as doses de melancolia não foram economizados.

No fim das contas, se tem uma coisa na qual “O cuidadoso despir do amor” peca é em não desenvolver totalmente as histórias secundárias. Também teria sido ótimo entender mais sobre o atentado ou explorar mais outras personagens interessantes, a exemplo da Delilah, algo que não acontece com Lorna no papel de narradora. Apesar disso, essa continua sendo uma ótima pedida para os corações sensíveis, sem medo do poder da sutileza.

Título original: “The careful undressing of love”
Autora: Corey Ann Haydu
Editora: Galera Record
Número de páginas: 266
ISBN: 978-85-01-11447-1
Onde comprar: Amazon

1 Comentário

  • Natália Eiras
    3 de maio de 2020 at 16:46

    Acho que não estou preparada para este livro devido aos ultimos acontecimentos da minha vida, mas… #ficaadica
    E mais um pra lista de (possíveis) futuras leituras, Neste caso, bem futura….

    Reply

Deixe seu comentário aqui: